Usar fio dental protege contra doenças
Usar diariamente o fio dental entre todos os dentes protege contra doenças do coração, da gengiva, evita a perda da memória e o câncer.
Numa investigação científica ficou clara a ligação entre a falta de uso do fio dental às doenças gengivais, que por sua vez mostraram-se relacionadas ao mal de Alzheimer.
Em um outro estudo observou-se que o desgaste ósseo na madíbula, devido a má higiene bucal estava diretamente relacionado ao surgimento de câncer na cabeça e no pescoço.
A gengivite é outro problema relacionado à má higiene bucal. Ela é provocada por bactérias que podem atuar entre os dentes provocando a vermelhidão da gengiva, mas também pode atuar à distância, no coração comprometendo seu fluxo sanguíneo, aumentando o risco de infarto.
Para evitar estas doenças basta passar o fio dental entre todos os dentes e escovar os dentes depois disso, pelo menos duas vezes ao dia. Especialmente após o almoço e antes de deitar.
Ir ao dentista periodicamente e realizar uma limpeza dentária, chamada de destartarização sempre que for preciso também é preciso para garantir a saúde bucal e evitar a instalação destas doenças.