O que é:
A síndrome de Down ou trissomia 21 é um defeito genético que faz com que a criança nasça com características específicas como a implantação mais baixa das orelhas, língua grande e retardo mental. Ela é causada devido a presença de um cromossomo extra que se une ao cromossomo 21. E a fisioterapia é a terapia mais indicada para tratar a doença e melhorar a qualidade de vida do indivíduo fazendo com que ele alcance mais facilmente marcos como sentar, engatinhar, andar e falar.
Características da Síndrome de Down
As características do indivíduo com síndrome de Down são:
- Implantação das orelhas mais baixas que o normal
- Língua grande
- Retardo mental
- Olhos oblíquos, puxadinhos para cima
- Uma prega a mais na pálpebra do olho
- Atraso no desenvolvimento motor
- Hipotonia, fraqueza dos músculos
- Presença de somente 1 linha na palma da mão
- Desenvolvimento da linguagem mais tarde que o normal
Nem todas as crianças com síndrome de Down apresentam todas estas características. Isso vai depender se o grau de comprometimento do indivíduo é leve ou grave. O bebê que nasce com apenas uma destas características não pode ser considerado portador da síndrome de Down.
Causas da Síndrome de Down
A síndrome de Down é causada por um defeito genético durante a gravidez. Alguns estudos concluem que o risco de nascimentos de bebês com síndrome de Down está relacionado com a idade da mãe ser igual ou superior a 35 anos ao engravidar.
Como diagnosticar a Síndrome de Down
É possível fazer o diagnósticar a síndrome de Down durante a gravidez através de exames como a cordocentese, translucência nucal, amniocentese, ultra-sonografia e através da coleta de vilosidade coriônicas, onde será possível identificar anomalias físicas e genéticas no feto desde a 9ª semana de gestação.
Após o nascimento, um bebê possui características de síndrome de Down e um exame de sangue na criança pode confirmar o diagnóstico.
Tratamento para Síndrome de Down
Não existe um tratamento específico para a síndrome de Down. As crianças afetadas devem ser estimuladas ao máximo para que desenvolva-se mental e motoramente. O nível intelectual destas crianças pode ou não estar afetado, dependendo do grau do comprometimento.
A fisioterapia e a estimulação psicomotora são as terapias mais indicadas para o tratamento da síndrome de Down, embora a equitação e a fonoaudiologia também possam trazer benefícios para estes indivíduos.