Poluição aumenta risco de infarto
Um estudo científico confirmou que a poluição aumenta o risco de infarto. Segundo os investigadores basta ficar 7 dias consecutivos exposto à poluição para ter um aumento significativo nas chances de sofrer um ataque cardíaco, especialmente se houver outros fatores desencadeantes ao mesmo tempo.
A poluição do ar gera uma inflamação no corpo que leva ao aumento da frequência cardíaca e ao aumento da viscosidade do sangue, que favorece a formação de trombos. Assim, todos estes fatores funcionando conjuntamente podem predispor um infarto.
Os estudiosos garantem que a poluição é um dos fatores de risco do infarto mas que não é o único, pois a diabetes, o fumo e a hipertensão são os que mais favorecem o infarto.
O que os cientistas sugerem é que os indivíduos diabéticos, fumantes e/ou hipertensos evitem ao máximo permanecer em locais poluídos, para diminuir um pouco o risco da doença.
O infarto é uma situação grave que necessita de atendimento médico urgente para salvar a vida do indivíduo. Seu tratamento e feito com medicamentos, oxigênio, e por vezes cirurgia.
Segundo o estudo, ter um estilo de vida saudável e viver em locais menos poluídos, como nas cidades interiores é o ideal para evitar as doenças do coração.