Mamografia digital
A mamografia digital é um exame de raios X da mesma forma que a mamografia convencional, permitindo uma visualização mais detalhada da mama em menos tempo de exposição à radiação.
O aparelho que realiza a mamografia digital está ligado a um computador, o qual permite aumentar, diminuir, clarear ou escurecer a imagem da mama, tornando a imagem mais clara para o radiologista interpretar.
A mamografia digital dura poucos minutos e permite uma visualização melhor de toda a mama, sendo mais confortável que a mamografia convencional.
Mulheres com mamas muito firmes, densas ou grandes podem optar pela mamografia digital pois neste equipamento pode ser mais fácil identificar o câncer de mama precocemente.
O tecido mamário muito firme ou denso por vezes pode “esconder” um nódulo maligno numa mamografia convencional, gerando um resultado falso negativo. Por esta razão estas mulheres podem optar pela mamografia digital, a qual permite uma manipulação da imagem.
Alguns equipamentos de mamografia são capazes de introduzir um fio metálico numa área da mama a ser estudada pelo mastologista. Esta área contendo o fio metálico é retirada em procedimento cirúrgico e então encaminhada a biopsia. Este procedimento é chamado de agulhamento e tanto o mamógrafo convencional quanto o digital podem fazer o agulhamento.
A queixa da maioria das mulheres é que a mamografia dói. Mastologistas alertam que quando a mamografia é realizada 1 semana após a menstruação,causa menos dor que em outras épocas do mês, devido às alterações hormonais.