Mamografia com prótese de silicone
Mulheres que tenham colocado uma prótese de silicone nas mamas podem realizar a mamografia normalmente. Contudo, ela deve avisar ao técnico que irá posicioná-la no aparelho que possui silicone nas mamas, para que ele modifique alguns parâmetros no aparelho.
Devido a presença da prótese de silicone, o aparelho deverá exercer menor pressão sob as mamas, e além disso, o técnico deverá posicionar a prótese mais para cima e para trás a fim de que somente o tecido mamário seja visualizado.
Quando a mamografia é realizada numa clínica confiável, não há risco de rompimento da prótese de silicone, mas estudos comprovam que o uso do silicone pode diminuir a capacidade de diagnóstico precoce do câncer de mama em até 30%.
Assim, se o médico achar que a imagem gerada é duvidosa, para esclarecer as dúvidas poderá requisitar um exame de ultrassom mamário ou uma ressonância magnética.
Uma das formas de melhorar a chances de diagnóstico precoce do câncer de mama, em mulheres com prótese de silicone é realizar a mamografia digital. Mas isto nem sempre isenta a necessidade de outros exames para confirmação do diagnóstico.