Íngua no pescoço
O que é:
A íngua no pescoço é caracterizada por um caroço que se sente na lateral do pescoço, nuca ou atrás da orelha. Ela pode ser causada por uma infecção no dente, inflamação na garganta ou alguma virose, uma situação relativamente comum no bebê e nas crianças em idade escolar.
Íngua no pescoço, o que pode ser?
A íngua no pescoço pode ser causada por:
-abcesso dentário;
-garganta inflamada;
-gripe;
-infecção causada por vírus ou bactéria;
-mal formação congênita;
-tumor no pescoço, face ou cabeça.
Se a íngua tornar-se volumosa e muito dolorida, deve-se levar o indivíduo ao médico para uma avaliação minuciosa do estado de saúde do indivíduo. Pode ser necessário realizar exames de sangue, radiografias e tomografias para chegar ao diagnóstico da doença que está gerando a íngua.
Tratamento para íngua no pescoço
Como a íngua é a resposta do organismo em relação a presença de microorganismos invasores e/ou inflamações, seu tratamento consiste em eliminá-lo. Pode ser que o indivíduo tenha que tomar analgésicos, antiinflamatórios e até mesmo antibióticos dependendo do que está gerando a íngua.
Embora não frequente, a íngua no pescoço pode ser um dos sintomas do linfoma, um tipo de tumor que afeta o sistema imune do indivíduo. E neste caso, deve-se recorrer Oncologista, tendo a radioterapia e a quimioterapia como formas de tratamento.
Mas um ótimo “remédio” caseiro para íngua é o cataplasma de argila com cebola ralada, que ajuda o organismo no combate aos agentes invasores. Consumir alimentos ricos em vitamina C e beber bastante água também é indicado para fortalecer as defesas do indivíduo.
Link útil:
Confira como fazer o remédio caseiro para íngua.