Como pegar sol sem riscos
Para conseguir “pegar sol” sem correr risco como queimaduras de sol e o desenvolvimento do câncer de pele, por exemplo, recomenda-se antes de expor-se ao sol passar uma boa quantidade de filtro solar em todo o corpo inclusive nas orelhas, mãos e pés 30 minutos antes da exposição ao sol.
Melhor horário para pegar sol
O horário mais seguro para pegar sol é pela manhã até as 11 horas e ao final da tarde, após as 16 horas. Nos horários mais quentes do dia há uma maior emissão dos raios ultravioletas, conhecidos por causar câncer de pele, e portanto não é recomendado expor-se ao sol neste horário.
Estar até mesmo debaixo de um guarda sol ou dentro da água durante este período é perigoso para a saúde, pois o guarda sol não impede completamente a passagem dos raios ultravioletas e os mesmo refletem-se através da areia da praia e da água do mar ou da piscina. Durante este período o melhor é estar bem abrigado do sol, num quiosque ou num restaurante, por exemplo.
Usar chapéu e óculos de sol é também importante, assim como beber bastante líquidos como água, água de côco ou sucos de fruta natural, evitando as bebidas alcoólicas. A alimentação também é importante, por isso recomenda-se alimentos frescos, como saladas cruas e carnes grelhadas, preferencialmente sem molhos.
Cuidados pós-sol
Ao final do dia é importante tomar um bom banho utilizando água tépida e uma pequena quantidade de sabonete líquido para peles secas. A seguir, o uso de uma loção pós sol ajuda a acalmar a pele, hidratar e evitar a descamação, mantendo o bronzeado por mais tempo.
Para garantir um bonito e duradouro bronzeado recomenda-se o uso de um protetor solar fator 30, durante o horário recomendado e uma alimentação rica em alimentos vermelhos e alaranjados, como tomate, cenoura, mamão e morangos, por exemplo.