Bula de Clonazepam (Rivotril)
O Clonazepam, comercializado com o nome Rivotril, é um antiepiléptico. Está indicado na maioria das formas clÃnicas da epilepsia do lactente e da criança, especialmente ausências tÃpicas e atÃpicas (SÃndrome de Lennox), SÃndrome de West, crises tônico-clônicas generalizadas primárias ou secundárias. Está igualmente indicado nas epilepsias do adulto e nas crises focais.
Pertence a famÃlia dos benzodiazepÃnicos, como principais propriedades inibição leve de várias funções do sistema nervoso permitindo com isto uma ação anticonvulsivante, alguma sedação, relaxamento muscular e efeito tranqüilizante.
Contra indicações
Não deve ser administrado a pacientes com hipersensibilidade aos benzodiazepÃnicos.
Gravidez e lactação
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica, pois como ocorre com outros benzodiazepÃnicospodem ocorrer danos fetais.
O Clonazepam é excretado pelo leite materno, por isso, mães submetidas ao tratamento com Clonazepam não devem amamentar.
Efeitos colaterais
Fadiga, sonolência, depressão respiratória, incontinência urinária, hipotonia muscular ocasional, distúrbios visuais e de coordenação tendem a ocorrer no inÃcio da terapêutica. Pode provocar a hipersecreção salivar ou brônquica em lactantes ou crianças pequenas; é indispensável, portanto, assegurar que as vias aéreas permaneçam livres. Excepcionalmente, podem ocorrer reações paradoxais como excitação, irritabilidade e agressividade.
Precauções
Não deverá tomar se for alérgico ao clonazepam ou a qualquer substância contida no medicamento.
Não faça uso de bebidas alcoólicas enquanto estiver em tratamento, o álcool intensifica o efeito do clonazepam e isto pode ser prejudicial. Também pode modificar reações que necessitem muita atenção como dirigir veÃculos ou operar máquinas perigosas.
Dependência
Pode ocorrer dependência, o risco é maior em pacientes em uso prolongado, altas dosagens e particularmente em pacientes predispostos, com história de alcoolismo, abuso de drogas, forte personalidade ou outros distúrbios psiquiátricos graves.
Â