Caroço no pescoço
Um caroço no pescoço pode aparecer por diversas razões e pode causar dor ou ser totalmente indolor. Uma das causas mais comuns é uma íngua, que gera um caroço no pescoço do lado direito ou esquerdo que geralmente está relacionado a alguma infecção, e assim que esta for solucionada o caroço desaparece.
Normalmente os coroços no pescoço que surgem na nuca ou atrás das orelhas não são malígnos, sendo somente uma íngua inflamada, como corre em caso de infecção de ouvido ou numa gripe, por exemplo. Já os caroços localizados na região anterior do pescoço podem ter relação direta com a tireóide,e o médico deverá realizar uma punção para averiguar a situação.
Uma outra hipótese para a formação de um caroço no pescoço é uma má formação congênita, que não apresenta nenhum risco para a saúde e a terceira razão, e a mais grave, é o aparecimento de um tumor na região do pescoço.
O tratamento para o caroço no pescoço vai depender do que originou o problema. Para isso, vale a pena consultar um clínico geral e se este achar necessário pode recomendar que o indivíduo seja encaminhado para um especialista, como um oncologista ou ortopedista, por exemplo.
Mas, pode-se adiantar que, se a causa for uma íngua, um medicamento para a infecção é a melhor solução; se for uma má formação, pode ser preciso fazer uma cirurgia se o caroço for mesmo incômodo e se for um tumor, é preciso fazer tratamentos como radioterapia e quimioterapia para combatê-lo e evitar que ele se espalhe afetando outros tecidos do organismo.