Bula de Cafeína
A cafeína é uma Xantina, substância ativa utilizada em alguns medicamentos por desempehar um papel estimulante do sistema nervoso central, relaxando a musculatura lisa dos bronquios e agindo como estimulante respiratório e potencializador de analgésico do ácido acetil salicílico e do paracetamol.
Normalmene a cafeína é utilizada em associação com outros princípios ativos. Ela pode promover dependência e a retirada completa da substãncia pode produzir sintomas relacionados com a síndrome de abstinência.
Indicações
Fadiga; sonolência; estimulante respiratório; analgésico.
Contra-indicações
Arritmia cardíaca ou palpitações; durante seis semanas após o infarto agudo do miocárdio; história de úlcera péptica. Não usar produtos contendo cafeína associada a benzoato de sódio ou álcool benzílico em recém-nascidos.
Efeitos colaterais
Agitação; aumento da sensibilidade dolorosa ao toque; aumento do volume da urina; aumento dos batimentos do coração; contrações musculares; delírio; diarréia; dor abdominal; dor de cabeça; excitação; inquietação; insônia; náusea; nervosismo; palpitação; tremores musculares; vômito e zumbido no ouvido.
A cafeína não reverte a intoxicação alcoólica ou seu efeitos depressores.