Autotransplante de medula
O que é:
O autotransplante de medula óssea é uma das formas de tratamento para o câncer. Esse tratamento consiste em retirar uma dada quantidade de sangue e de células-tronco da medula óssea do paciente com câncer e depois transplantá-la novamente para o organismo do próprio paciente, resultando numa melhora clínica significativa.
Para que serve o autotransplante de medula
O autotransplante de medula óssea serve para fazer com que o organismo volte a produzir células saudáveis, e assim seja mais fácil vencer o câncer, quando as doses de radioterapia e/ou quimioterapia forem aumentadas após o transplante.
Como é feito o autotransplante de medula
O autotransplante de medula óssea é feito da seguinte forma: O médico irá retirar uma certa quantidade de sangue vindo da medula óssea do próprio paciente com câncer através de uma injeção no quadril, e a enviará para análise. Se a amostra retirada não tiver células cancerígenas, eles a congelam para uso posterior.
Essas células deverão ser transplantadas no organismo do mesmo paciente quando este tiver com um nível de células cancerígenas muito baixas, e assim o seu organismo irá produzir novamente uma grande quantidade de células saudáveis.
Resultados do autotransplante de medula
O resultado do autotransplante de medula óssea é o paciente responder melhor à terapia que será realizada após o transplante, aumentando seu tempo e sua qualidade de vida.
Artigos científicos tem comprovado que o autotransplante de medula óssea produz bons resultados nos seguintes tipos de câncer:
-Neuroblastoma;
-Sarcoma de Ewing;
-Câncer de testículo;
-Câncer de mama;
-Câncer de ovário;
-Doença de Hodgkin;
-Mieloma múltiplo;
-Linfoma não-Hodgkin;
-Leucemia mielóide crônica.
Segundo os cientistas, o autotransplante de medula óssea tem uma melhor resposta do organismo quando ele é realizado quando existem poucas células cancerígenas no paciente, especialmente quando é realizado numa fase inicial da doença.