O que é:
Artrite é uma inflamação na articulação que causa dor, deformidade e dificuldade no movimento. A artrite pode ser causada por um traumatismo, excesso de peso ou desgaste natural da articulação, entre outros fatores. Ela pode manifestar-se de diversas formas como a artrite reumatóide, artrite reumatóide juvenil, artrite séptica, artrite gotosa, artrite aguda, artrite psoriática ou artrite piogênica aguda. Cada uma delas é classificada de acordo com que originou a doença e o seu tratamento pode variar.
Como diagnosticar a artrite
Para diagnosticar a artrite o médico ortopedista ou fisioterapeuta poderão além de observar os sinais clínicos da doença como a deformidade articular e ouvir as queixas do paciente, pode pedir um exame de raio-x para comprovar a doença. Em alguns casos a avaliação laboratorial pode ser útil.
Causas da atrite
O desgaste natural da articulação é uma das causas mais comuns da artrite, mas esta doença também pode ser causada pelo excesso de peso, superuso, idade e traumatismo direto ou indireto.
Sintomas de artrite
Os sintomas da artrite são:
- Dor nas articulações afetadas
- Inchaço nas articulações afetadas
- Vermelhidão na articulação afetada
- Dificuldade em realizar movimentos com o membro afetado
- Deformidade nas articulações afetas, numa fase mais avançada da doença
Tratamento para artrite
O tratamento para a artrite visa basicamente aliviar os sintomas da doença, porque o desgaste articular não pode ser revertido. Para tal pode-se recorrer a toma de medicamentos como analgésicos e antiinflamatórios. Evitar esforços físicos e não forçar as articulações também são orientações importantes para ajudar no processo de cura.
Recomenda-se a fisioterapia para a artrite nos momentos de crise da doença e nos casos mais graves pode ser necessária uma infiltração com corticóides na articulação para um efeito mais imediato.
Fisioterapia para artrite
A fisioterapia pode em muito ajudar o paciente com artrite. Através da fisioterapia a inflamação poderá diminuir e será mais fácil realizar os movimentos. Poderão ser utilizados recursos antiinflamatórios, analgésicos e exercícios de alongamento muscular e de mobilização articular para preservar os movimentos da articulação e evitar que novas deformidades instalem-se.