Bula de Metadona, um poderoso analgésico
O cloridrato de metadona ou Metadon como pode ser encontrado no mercado, é um analgésico da classe dos narcóticos que pode ser administrado por via oral ou parenteral.
Esta substância é utilizada para o tratamento de toxicodependentes, pois reduz significativamente os sintomas do síndrome de abstinência.
A metadona não causa danos físicos no cérebro, nos rins e nos ossos, e como é administrada por via oral permite maior controle sanitário.
O comprimido pode ser disolvido em suco de fruta não ácido ou água.
Efeitos colaterais
Sua toma pode provocar xerostomia (boca seca), cólicas abdominais, obstipação ou anorexia, no que diz respeito ao trato gastrointestinal. A Depressão respiratória, sonolência, tontura, hipotensão cefaléia, confusão, edema, nervosismo e até erupções cutâneas são outros efeitos colaterais deste tipo de medicamento.
Contra indicações
Não deve ser consumido concomitantemente com o álcool ou durante a lactação.
Doentes com hipotiroidismo, insuficiências das funções renais ou hepáticas ou depressão respiratória devem ter maior precaução em eleger este medicamento. Seu uso a longo prazo, pode provocar dependência.
Algumas alterações relatadas em valores laboratoriais podem ser identificadas na elevação dos níveis hormonais de T4 e T3, amilase e na urina.