Tratamento para Artrite Séptica
O tratamento para artrite séptica se inicia assim que existe a probabilidade de infecção, pois a articulação pode ser comprometida em pouco tempo.
São administrados antibióticos por via endovenosa, para que seja garantida a chegada do medicamento na articulação, os antibióticos têm o objetivo de eliminar as bactérias. Se o medicamento utilizado for adequado nota-se uma melhora em 48 horas.
Geralmente o médico extrai o pus com uma agulha, para evitar a acumulação e a proliferação das bactérias, um tubo também pode ser colocado na articulação para que o pus seja drenado.
Em caso de rejeição a técnica de drenagem, o tratamento pode recorrer a cirurgia ou a artroscopia, um procedimento que utiliza um microscópio para visualizar a articulação.
No inicio do tratamento a articulação pode ser imobilizada, para evitar as dores, porém conforme o paciente for melhorando, exercícios fisioterápicos devem ser feitos para recuperar as funções de movimentação da articulação.
Se a articulação afetada não responder aos antibióticos, que dizer que foi comprometida, sendo a única opção a cirurgia para substituição da articulação.