Fisioterapia para paralisia de Bell
A fisioterapia é parte importante no tratamento para a paralisia de Bell. Nela poderão ser realizados exercícios, massagens e outras técnicas para devolver o músculo e ao nervo sua função.
Ela deve ser iniciada o quanto antes, para conseguir melhores resultados. Cabe ao fisioterapeuta identificar os músculos paralisados e indicar os exercícios mais adequados ao paciente, pois nem todos precisam exercitar todos os músculos da face, o que poderia ser uma perda de tempo.
Além dos exercícios, o fisioterapeuta poderá utilizar uma pedrinha de gelo para estimular a região antes de realizar cada contração muscular e usar aparelhos de eletroestimulação para melhorar a nutrição do nervo e diminuir as dores.
O tempo de recuperação pode variar de 15 dias a 4 anos dependendo do que originou a paralisia e de como foi realizado o tratamento.
Dados comprovam que quando o tratamento é iniciado nos primeiros dia e é realizado com competência, o paciente pode recuperar-se em aproximadamente 1 mês, se realizar pelo menos 3 sessões individualizadas de fisioterapia por semana com duração de aproximadamente 45 minutos.